Dinâmica de Sistemas Organizacional e de Negócios

Introdução

Analisar questões complexas, repensar e analisar soluções, desenvolver estratégias eficazes e entregar resultados tangíveis – são apenas algumas das competências que temos desenvolvido em nossa Intermanagement Consultoria desde 1984.

Nossa área de Dinâmica Organizacional e de Negócios tem ultrapassado consistentemente novas áreas, desenvolvido e adaptado métodos e técnicas de modelagem comprovados. Com esta competência, estamos preparados a contribuir com um grande número de projetos nas mais diversas áreas, tanto públicas quanto privadas.

Estamos preparados para resolver problemas organizacionais e negociais pela aplicação de técnicas analíticas e quantitativas avançadas. Ao aplicar estas ferramentas na redução da complexidade e na ajuda aos nossos clientes no esclarecimento de seu raciocínio diante de mudanças contínuas, nos propomos a aplicar o rigor, a transparência e uma crescente compreensão aos seus processos de tomada de decisão. Isto significa levar em consideração os fatores ambientais que afetam as organizações – econômicos, financeiros, mercadológicos, estruturais – para citar alguns. E significa, também, o desenvolvimento de soluções práticas que tenham efeitos mensuráveis e de longo alcance no desempenho dos negócios ou da missão dos nossos clientes.

 

Características e Vantagens da Dinâmica de Sistemas

Dinâmica de Sistemas oferece uma visão renovada e traz uma luz potente para o campo da moderna administração de empresas e organizações. Ela muda a forma como se consideram estas entidades, focalizando tanto no que está acontecendo fora das organizações quanto no que ocorre dentro das mesmas. É uma ferramenta que está em sintonia com conceitos modernos de administração – a concentração nas exigências dos intervenientes, o “empowerment” dos colaboradores e a learning organization – a organização que evolui aprendendo ou incorporando novas técnicas – enquanto assegura que as decisões estão claramente vinculadas ao aumento do valor de mercado.

A Dinâmica de Sistemas promove e estimula ativamente a participação dos membros da organização na formulação dos raciocínios por detrás de decisões-chave.

– A participação é conseguida usando o modelo para comunicar os raciocínios que foram incorporados em seu desenvolvimento e como os mesmos poderão ser utilizados na tomada de decisões.

– O consenso é alcançado mediante a explicitação clara – na forma de diagramas de influência – das diferentes visões acerca do ambiente de negócios.

– O aprendizado passa a ser aprofundado pela comparação e explanação das diferenças entre as percepções iniciais e as conclusões finais do modelo e seus resultados, sem deixar de lado o aprofundamento da compreensão da situação, à medida em que a implementação ocorra e a modelagem acompanhe o processo.

– A melhoria do desempenho organizacional surge acompreensão crescente e da clareza da finalidade, buscando maior comprometimento na formulação de melhores decisões.

Planejamento Estratégico construindo cenários

A prática do Planejamento Estratégico na atualidade tem exigido que se planeje olhando para o futuro, ao invés de considerar o passado, como que dirigindo com o olhar no retrovisor. O uso das ferramentas de modelagem e simulações permite que se desenhem e construam cenários com os quais se podem fazer previsões e projeções.

  1. Os Cenários são configurações futuras, reais ou imaginárias, ou mesmo fictícias, que se prestam para antecipar os efeitos e as consequências de atitudes, estratégias ou decisões ainda na fase de planejamento.
  2. Com o uso de Modelos e das Simulações que se podem praticar com os mesmos, são gerados e analisados os mais diferentes Cenários, uma vez que os softwares admitem rodar as mais absurdas hipóteses e pressupostos a respeito do futuro. E, o mais importante: não implica em custos de implementação, pois a empresa ou organização ficam imunes, pois ainda se estará na fase de Planejamento. É uma ferramenta indispensável, e permite antecipar os efeitos das decisões sem que se tenha que esperar seus efeitos no tempo, e sem custos.
  3. Trata-se de um instrumental indispensável, que permite antecipar os efeitos das decisões sem que se tenha que esperar seus efeitos no tempo, e sem custos, sendo um “Simulador de Vôo” pelo qual se exercita “ex-ante” , “ a priori” , antecipadamente, simuladamente o futuro da empresa.

Vantagens com a construção de Cenários

  1. Proporciona e facilita os “Insights Estratégicos”

Ao similar um modelo alterando alguns dos seus parâmetros – por exemplo as taxas de juros ou os índices de crescimento da demanda – torna-se possível a obtenção de insights – a “inspiração” ou a percepção de decisões alternativas e melhor adequadas à situação em análise.

  1. Permite entender a complexidade dos ambiente externos

A estruturação de um modelo reforça a análise das interações que definem a complexidade do mundo dos negócios e ajuda a entender o porquê de certos acontecimentos, e principalmente permite antever o que pode acontecer em termos de mudanças nas variáveis econômicas, sociais ou tecnológicas. A clareza dos modelos conduz à compreensão e entendimento do conjunto de fatores influenciadores.

  1. Possibilita antever movimentos competitivos

A construção do modelo proporciona a chance de se incluir as forças competitivas que moldam o ambiente de negócios. Assim, será possível incluir os concorrentes atuais, os produtos ou serviços substitutos, os potenciais novos entrantes ou “players” no mercado, as condições negociais dos clientes, compradores e também dos fornecedores e eventuais participantes da estrutura do projeto.

  1. Permite a construção de Diagramas Causais, modelando a organização

Com a construção do modelo, iniciando pelo Diagrama Causal, toda a estrutura interna da empresa poderá ser simulada. Tanto as unidades de negócios – as SBUs – como, também, todas as áreas funcionais: produção, marketing, finanças, recursos humanos, controle, distribuição, armazenagem e estoques. A partir deste modelo, se passa a fazer as simulações e a construir cenários futuros, alterando e testando diferentes parâmetros, tanto das áreas de negócio quanto das funções.

Contacte-nos para maiores detalhes e informações sobre Dinâmica de Sistemas com construção de Cenários.