Palestras, Cursos e Treinamentos em Modelagem e Simulações com Dinâmica de Sistemas

Introdução

A Dinâmica de Sistemas é uma metodologia de análise de qualquer sistema que possa sofrer alterações ao longo do tempo. Fundamenta-se nas técnicas de modelagem e simulações, e na realimentação das informações sobre a situação do sistema em análise. A partir da estruturação de um diagrama causal, e alimentado com informações consistentes, é possível representar uma empresa ou organização em seus principais subsistemas, e fazer projeções e previsões que servirão para o planejamento estratégico, para o planejamento organizacional, para o planejamento de marketing e de outras funções empresariais, mas também de outros tipos de sistemas, sejam econômicos, sociais ou tecnológicos.

Mediante o uso de softwares específicos, é possível modificar parâmetros em variáveis essenciais, e simular Cenários Futuros. Seria como visualizar, no futuro, as consequências de decisões presentes, obtendo resultados pela mudança nas variáveis, e assim prever – “ex-ante” ou “a priori” – as consequências de determinadas medidas ou políticas que se queiram implementar.

A INTERMANAGEMENT Consultoria, pelo seu titular, Prof. Dr. Romeu Rössler Telma, e com o apoio de instrutores especializados, está propondo um conjunto de cursos, palestras e treinamentos para ampliar o conhecimento dos possíveis interessados, aplicando esta ferramenta inovadora em diferentes módulos – destinados a públicos específicos.

O Planejamento Empresarial baseado na Dinâmica de Sistemas

OBJETIVO

Apresentar uma ferramenta atual e sofisticada para o planejamento estratégico de empresas industriais, comerciais e de serviços. Baseada nos princípios da visão sistêmica e fundamentada em sólidas técnicas de modelagem e simulação, com as quais se poderão visualizar futuros cenários alternativos, pode-se projetar e prever consequências de decisões presentes. Outro objetivo é o de tornar acessível aos empresários uma metodologia de planejamento que considere todas as variáveis que possam ter impacto sobre o seu negócio, e informar sobre como os mesmos poderão beneficiar-se desta tecnologia em um mundo cada vez mais conturbado. Para atingir este objetivo, apresentam-se cursos de nivelamento em vários módulos, consistindo cada qual de uma base conceitual, e de um conteúdo específico de aplicação a diferentes situações, funções ou ramos de negócios, desenhados “sob medida” para a realidade de cada empresa ou organização.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e desafiador, as variáveis externas – sociais, econômicas, tecnológicas, políticas e ambientais – estão ainda mais imprevisíveis e agressivas, e certamente terão impacto sobre o futuro de seus negócios, principalmente se forem acrescentadas as variáveis competitivas e as de comportamento de mercado.    A Dinâmica de Sistemas apresenta uma sólida base para planejar neste ambiente.

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS, PALESTRAS E TREINAMENTOS

Estes cursos e palestras têm caráter de capacitação e treinamento, consistindo de duas partes:

  1. Iniciação ao estudo da modelagem e simulação como instrumentos de planejamento com base na abordagem sistêmica.
  2. Aplicação em ramos de negócios, funções ou atividades empresariais específicas.
  3. No caso de palestras, haverá uma adequação de temas, conteúdo e duração ao público-alvo e à natureza da organização.

Um módulo complementar seria o do Treinamento e Capacitação no Uso de Softwares de Dinâmica de Sistemas, para o qual será apresentado um programa em separado. Este segundo curso terá como pressuposto a frequência a um dos cursos de nivelamento.

PÚBLICO PARTICIPANTE

Diretores, executivos de planejamento, de marketing, gerentes de produto, gerentes de comunicação, gerentes de administração, conselheiros, associados, gerentes de lojas e departamentos, profissionais em busca de aperfeiçoamento ou em treinamento. Propõe-se um número mínimo de participantes como sendo de 10 por turma, podendo a mesma chegar a 25 -30 elementos.

1. Módulo Básico: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas

  • Princípios fundamentais da Dinâmica de Sistemas
  • O conceito de feed-back loop – o ciclo de realimentação
  • Níveis ou estoques
  • Taxas ou índices
  • Modelagem
  • Diagramas Causais
  • Estruturação de Modelos
  • Construção de Modelos
  • Simulações com modelos
  • Cenários
  • Projeções
  • Previsões
  • Decisões
  • SOFTWARES DISPONÍVEIS

2. Módulos Específicos

A) MÓDULO ESTRATÉGICO: A Dinâmica da Estratégia – STRATEGIC MANAGEMENT

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: STRATEGY DYNAMICS

  • O conceito de estratégia – Visão Sistêmica
  • Administração Estratégica e o ambiente externo
  • Administração Estratégica e o ambiente competitivo
  • Administração Estratégica e o ambiente interno
  • O Ciclo Estratégico: Análise, Implementação, Controle
  • Alinhamento Estratégico
  • Posicionamento estratégico
  • Estratégia e Estrutura
  • Dados e Informações

B) MÓDULO PLANEJAMENTO: Planejamento Estratégico com Dinâmica de Sistemas

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: PLANNING DYNAMICS : THE FUTURE IS NOW!

  • Planejamento estratégico e seu conceito ampliado
  • Informação: base para o planejamento estratégico
  • Informações do “Big Data” em planejamento estratégico
  • Informações de Pesquisa de Mercado e de Opinião
  • A quantificação de objetivos e metas
  • A quantificação e qualificação de variáveis críticas para o planejamento
  • Pressupostos
  • Parâmetros
  • Bases para implementação

C) MÓDULO ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS: STRATEGY AND STRUCTURE

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: ORGANIZATIONAL DYNAMICS

  • Áreas e Unidades estratégicas de negócios como subsistemas
  • Áreas funcionais e operacionais como subsistemas
  • Subsistemas marketing, logística, finanças, operações, serviços
  • Tipos de estrutura e funcionamento do sistema de planejamento
  • Recursos empresariais como subsistemas estratégicos
  • Comportamento estratégico e a tomada de decisões: alternativas
  • ESTRATÉGIA E ESTRUTURA

D) MÓDULO MARKETING: Marketing Dynamics – INNOVATION & INFORMATION

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: INNOVATION & INFORMATION DYNAMICS

  • Pesquisa e Inovação: o binômio de sucesso
  • Pesquisa e informação de mercado: como projetar e prever o sucesso com DS
  • BIG DATA E A DINÂMICA DE SISTEMAS
  • Integração dos clientes no processo de inovação e teste de produtos
  • Fatores do sucesso de novos produtos em varejo e serviços
  • Conceitos de produtos B2B e B2C
  • Marketing Industrial
  • Marketing de Consumo
  • Marketing de Serviços
  • Em todos as áreas de marketing, lançamento de novos produtos
  • Complexidade do processo de introdução de novos produtos no mercado
  • Múltipla personalização da tomada de decisão de compras no B2B e B2C
  • Diferentes níveis de tomada de decisão
  • Adequação dos tradicionais 4 “P” – produto, preço, praça e promoção – às novas realidades tecnológicas da era digital.

E) MÓDULO MARKETING: Marketing Dynamics – PRODUCT MANAGEMENT

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: PRODUCT DYNAMICS

  • Abordagens inovadoras às questões de marketing: Presença contínua, Personalização ao invés de “massa”
  • Predição utilizando sólidas bases de dados,
  • Privacidade no marketing digital.
  • Relevância da política de produtos para as empresas do complexo B2B: fornecedores, clientes, intermediários, comunicação.
  • Decisões de abrangência e profundidade da linha de produtos
  • Portfolio Management: SBUs –Strategic Business Units, e AENs – Áreas Estratégicas de Negócios no planejamento da política de produtos
  • Otimização do processo de substituição e/ou eliminação de produtos
  • Definição dos serviços adicionais ou o produto ampliado
  • A gestão do relacionamento com os clientes (CRM)
  • Valor adicionado e critérios de aplicação

F) MÓDULO MARKETING: Marketing Dynamics – BRAND MANAGEMENT

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: BRAND DYNAMICS

  • A gestão de marcas no contexto do varejo
  • A relação entre o baixo valor das marcas e a percepção da qualidade
  • No passado, os nomes de produtos tinham uma componente mais técnica, apenas apresentavam designações técnicas o apenas números ou códigos.
  • Hoje, tudo tem marca
  • Surgimento e valorização de marcas industriais, comerciais e de serviços
  • Conhecimento de marcas influenciando mais e mais o sucesso de empresas
  • Duas abordagens de marca: a marca de fabricante e a marca de assinatura.
  • O conceito de ingredient branding.
  • Marcas voltadas ao estágio final do mercado de varejo e consumo.

G) MÓDULO MARKETING: Marketing Dynamics – LOGÍSTICA E PREÇOS

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: OPERATIONAL DYNAMICS

  • Logística e distribuição – o desafio das decisões alternativas
  • Armazenagem
  • Segurança
  • Do produtor ao varejista: inovações e tecnologia
  • Políticas de preços e a adequação aos segmentos de mercado
  • Política econômica e política de preços
  • Preços de volume, diferenciação e foco: alternativas estratégicas

H) MÓDULO MARKETING: Marketing Dynamics – COMUNICAÇÃO

1ª. Parte: Fundamentos da Dinâmica de Sistemas (Comum a todos os Módulos)

2ª. Parte: Conteúdo Específico: COMMUNICATIONS DYNAMICS

  • Os públicos segmentados e a comunicação
  • Mídias tradicionais x mídias digitais
  • Projeções e previsões de impactos diferenciados
  • Padrão de adoção de novos conceitos e tecnologias
  • O comportamento de compras na era digital
  • Resultados de decisões alternativas
  • Mensagens e conteúdos
  • Como atingir os públicos-alvo na era digital

Metodologia, Material Utilizado, Carga Horária e Preços

1) METODOLOGIA: participativa, com o envolvimento dos participantes tanto na fase de conceituação, quanto na fase prática, na qual serão construídos modelos e estabelecidas as bases para as simulações e cenários.

2) Para este curso, será distribuído material digitalizado, e será empregado o método do caso, com exercícios e aplicação dos conceitos a situações específicas das áreas industrial, comercial e de serviços:

Estudos de Casos:

  • Casos do agronegócio
  • Casos da indústria
  • Casos de varejo
  • Casos de RH
  • Casos de logística
  • Casos de publicidade e comunicação
  • Casos de empresas de serviços de atendimento e manutenção
  • Casos de empresas de serviços de vigilância e suprimentos
  • Casos de empresas de serviços hospitalares

Carga horária: 15:00 , distribuídos em 5 encontros de 3 horas cada

Horário:   Semanal ou quinzenal, – das 19 – 22h

Valor do treinamento: a definir caso a caso, tomando por base o número de participantes, ou a negociação de um “curso fechado” a preços competitivos.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)

Forma de Pagamento: Pagamento a Vista (depósito bancário)

Certificado: A INTERMANAGEMENT concederá um certificado especial de participação no curso, com ou sem a logomarca da empresa ou organização.

Instrutor: Prof. Dr. Romeu Rössler Telma

Fonte: arquivo pessoal

Doutor em Administração Estratégica pela Universidade de Mannheim – Mannheim, Alemanha; Mestre em Administração de Marketing, pela Ball State University, Muncie, Ind., E.U.A. e Bacharel em Administração Pública e de Empresas, pela Universidade Federal do Paraná. Experiência Profissional nas áreas de estratégia corporativa, marketing, pesquisa de mídia e de mercado, consultoria empresarial e desenvolvimento de negócios. Realizou trabalhos especializados em pesquisa de mídia e inteligência de mercado, informações e serviços de Marketing, pesquisas de mercado e de opinião quantitativas e qualitativas, serviços de database-marketing, consultoria em projetos de informação de mercado e “big data”. Diretor da INTERMANAGEMENT Consultoria, especializada em metodologias de planejamento baseadas em ferramentas computacionais e em Dinâmica de Sistemas, desenvolvendo consultoria em Marketing e Administração Estratégica, Planejamento e Organizações. Coordenou diversas missões de negócios e participou dos projetos de implantação de empresas nacionais e internacionais, com grande experiência e vivência em empresas industriais, comerciais e de serviços. Membro do ISAT – Instituto Superior de administração e Tecnologia. Professor Titular do Departamento de Administração da UFPR. Vice-Presidente da AMIG – Associação Pró-Memória da Imigração Germânica. Diretor da AEPM – Associação das Empresas de Pesquisa de Mercado. Associado à ACP- Associação Comercial do Paraná.

RT

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